quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Reflexão

Registrando a própria reflexão
Arlete Pereira da Silva


Textos: “Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade” de José Armando Valente (páginas 33 a 44) e “As sereias do Ensino Eletrônico” de Paulo Blikstein e Marcelo Knörich Zuffo (páginas 44 a 59)

    Diante das leituras feitas quero fazer algumas colocações :
    Primeiro, a Tecnologia é uma ferramenta e por isso ela deve ser usada para enriquecer a escola que já existe. Precisamos encarar toda novidade tecnológica como instrumento que venha enriquecer o trabalho das escolas e tornar o ensino atualizado para que os nossos alunos aprendam usar tudo de positivo que ela possa oferecer. Como nos mostra o texto de Paulo Blikstein e Marcelo Knörich Zuffo, falando a respeito da internet, “a internet é mais valiosa para a educação como matéria-prima de construção do que como mídia”. Pode se aproveitar tudo de positivo que ela oferece. 

    Um outro destaque, é que a abundância de computadores nas escolas, também não resolve todos os problemas. Vimos que a disponibilidades de abundância de conhecimentos não garante o aprendizado, é preciso da interação entre os meios: escola, professor, aluno.
    Segundo, a Escola ainda é a instituição oficial de se oferecer a educação escolar à sociedade. E como instituição, sempre terá como bem vinda, qualquer que seja a novidade que venha tornar mais valioso seu trabalho educacional e facilitar o desempenho de sua clientela.
    Terceiro, o aluno sujeito da aprendizagem, sempre será um ser humano em busca de novos conhecimentos e por mais que a tecnologia seja transformada e renovada, este sempre terá anseio pelo novo, ainda que por sua imaturidade ou pela falta de oportunidades, nem saiba como lidar com tais novidades adequadamente. Ou ainda que, só consiga buscar o novo quando a necessidade bate à sua porta.
    Pensando nisso, temos que encarar toda novidade tecnológica, como uma ferramenta para complementar o papel que a escola já desempenha, e não um instrumento para substituir a escola; Tratar essas instituições de ensino, como oficiais centros educacionais, com o respeito que lhe é devido e não sendo as últimas a serem adaptadas às mudanças tecnológicas; Fazer com que essas instituições sejam equipadas adequadamente, conforme se apliquem a elas, as novidades tecnológicas.
    É preciso de uma atenção respeitosa, no sentido de valorização destas, pois ainda são elas que estão aptas a formarem os indivíduos que vão posteriormente atuar na sociedade em todas as áreas do conhecimento. Respeito, no sentido de dar aos educadores e a própria instituição educacional as condições de funcionarem formando verdadeiramente sua clientela para atuar na sociedade multiplicando seus saberes.

Nenhum comentário: