quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Hipertexto, Hiperlink

Elaborando um conceito sobre hipertexto
Arlete Pereira da Silva



    Ao lermos a respeito de hipertexto encontramos informações amplas a esse respeito. Este é um recurso muito interessante para o campo educacional, principalmente quando se trata de educação à distância.


    Segundo Maria Helena Pereira Dias, entende-se por hipertextos “um meio de informação que existe online (disponível eletrônicamente sob demanda) em um computador. Possuindo uma estrura composta por blocos de informação interligados, através de links (interconexões ou nexos) eletrônicos, ele oferece ao usuário diferentes trajetos para leitura, provendo os recursos não linear.” Ela relata em seu texto a facilidade que essas conexões, por meio do computador, ligam as informações umas às outras. Concordo quando ela diz também que o hipertexto “apresenta-se como sendo parcialmente criado pelo o autor que o organiza e parcialmente pelo leitor que escolhe as ligações de sua preferência.”


    Os assuntos contidos no hipertexto, podem vir por meios não só de textos escritos. Eles podem ser apresentados por meios de imagens, sons, vídeos, animações. São várias as criatividades. O acesso a esses recursos podem ser feitos por meio de hiperlinks.


    Na leitura bíblica direcionada a um assunto específico, para o seu aprofundamento, as referências nos lembram bem a relação com os hipertextos. Sendo que estes são meios de informações que há online em um computador com uma estrutura constituída por blocos de informações interligadas por links eletrônicos que oferecem ao usuário diferentes caminhos para leitura. São facilidades que os computadores interligados na rede da Web nos oferecem, fruto dos avanços tecnológicos. Aqui podemos acrescentar o que diz Vannevar Bush (1945),“o pensamento humano não funciona de maneira linear, mas sim através de associações...” concordando com seu conceito como complemento para definirmos o que é hipertextos.


    Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


    Assim podemos dizer então, que Hipertexto é um meio de visualizar informações em documentos que contêm referências internas para outros documentos chamadas de hiperlinks ou simplesmente links, que servem como auxílio para o leitor pesquisador, processar informações de seu interesse que venham enriquecer seu trabalho ou simplesmente sua leitura.

Nenhum comentário: