sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Fotos da aula inaugural da "Especialização Tecnologia em Educação"-PUC/ Rio de Janeiro

Colegas do Curso



Minhas Vivências Utilizando Mídias e Tecnologias


Projeto Jornal Revista Médici


    Na minha tragetória profissional com certeza já vivenciei práticas com uso de mídias e tecnologias. Na escola onde trabalho, sempre estamos envolvidos em projetos que são norteados por temas e atividades que comtemplam toda a comunidade escolar. Principalmente, envolvendo o ensino fundamental final e o ensino médio. Temos como exemplo os projetos de Feiras de Conhecimentos, projetos desenvolvidos na semana da cidadania, projetos sobre o meio ambiente e outros. Todas essas atividades envolvenvem o uso de vários recursos tecnológicos, e, os recursos de mídias não ficam de fora, para que a comunicação alcance os objetivos das atividades propostas à comunidade escolar.


    Entre as atividades vivenciadas, vou relatar o trabalho de uma colega, onde houve a participação de grande parte da equipe escolar. O trabalho desenvolvido foi um projeto chamado “Jornal Revista Médici”,organizado e executado com envolvimento da equipe pedagógica, a professora coordenadora do projeto, os alunos da escola, e os professores do ensino fundamental e médio que contribuiram com as atividadades editadas no jornal.
Para a execussão do projeto foram usados recursos como revistas, jornais impressos, câmeras fotográficas, pesquisas em Rádios, Correios, Delegacia, computadores, internet, impressoras, papéis próprios para as edições dos trabalhos, e outros.


    Esse foi um trabalho que envolveu a divisão dos alunos em equipes para o desempenho das pesquisas. Eles usaram os computadores para buscar informações na internet; pesquisas por meio de entrevistas e leituras de boletins ou jornais informativos; visitas para pesquisa e busca de informações na delegacia, nos correios,e nas rádios da cidade para posteriores produções de artigos de opiniões, criação de histórias e textos em quadrinhos, textos poéticos, enfim textos dos mais variados gêneros e tipologias para serem editados no exemplar do jornal impresso, produto final do projeto. Sempre coordenados e mediados por professores e apoiados por toda a equipe pedagógica da escola.


    Essas produções foram editadas e ilustradas em cartazes, digitadas impressas e organizadas em um mural, além de exemplares digitados, impressos e distribuídos nas outras escolas do munícipio. Houve também a apresentação num evento municipal que envolveu atividades de projetos com temas variados de todas as escolas do munícipio, para o alcance da sociedade.
   

    O meu envolvimento neste projeto, foi indiretamente, com texto impresso de alunos, auxílio nas correções de alguns textos e apoio na montagem dos murais para as apresentações. Um trabalho que envolveu a professora coordenadora do projeto, alguns professores e os alunos do terceiro ano do Ensino Médio.


    A participação da sociedade foi importante para a divulgação do resultados dos trabalhos dos alunos. Assim eles puderam perceber o valor de seus esforços e empenho nas atividades do projeto, levando-os a uma maior motivação para a produção de posteriores edições do jornal. Foi de fundamental importância o acompanhamento , as orientações, e a mediação na realização das atividades para que se chegasse ao produto final.


    A experiência foi positiva e o projeto está em início de atividades para uma nova edição do jornal. Agora mediado pela professora responsável e coordenado com a ajuda dos alunos do segundo ano do Ensino Médio. Vale ressaltar que todas as turmas podem colaborar com textos selecionados pelos seus professores nos diversos componentes curriculares.