quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Mudanças

Comentários sobre mudanças na escola
Arlete Pereira da Silva

    [...] é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L, 2001)


    O professor, Doutor Ladislau Dowbor, deixa claro o real sentido do existir da escola e como deve ser seu procedimento frente às novas exigências de um mundo que muda e desenvolve-se tecnologicamente frequentemente. Não se consegue medir o grande volume de informações que aparecem diariamente, contudo a escola tem a tarefa de digerir essas informações e transformá-las em conhecimento que tenha significado para sua clientela. Atualmente não dá para visualizar uma escola desconectada do mundo tecnológico. Isso a leva ao dever de promover uma interação entre educação e tecnologia.
    Como destaca Dowbor, a escola precisa de mudanças condutoras para passos dentro desse novo contexto, sendo uma articuladora, organizadora do conhecimento. Só a mudança de currículo não é suficiente, é preciso pensar em educação num sentido mais abrangente, para agir tornando relevante a mudança de que tanto se espera acontecer.
    É necessário conhecer a respeito de tecnologia para se conduzir organizadamente esse volume de informação que o mundo deixa à disposição da escola. Então, como mediadores do ensino, temos a responsabilidade com a qualidade, mais do que com a quantidade de informações despejadas nos nossos alunos, para que eles saibam o que fazer ao recebê-las. Só assim não ficaremos à disposição de uma educação superficial, com tantos suportes que podem ser proveitosos e significativos para suprir à carência da clientela escolar.
    É preciso remodelar a escola, pensar no seu papel social, para que a sociedade a alcance como organizadora e facilitadora dos conhecimentos educacionais. Assim, teremos uma escola moderna, não marginalizada e ultrapassada no seu currículo, e que cumpra a sua função de educadora, transformadora social.

Nenhum comentário: