terça-feira, 28 de outubro de 2008

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

CONTRIBUIÇÕES DO COMPUTADOR PARA A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA


    Atualmente entidades não informatizadas são consideradas desatualizadas, ou atrasadas no processo de desenvolvimento da tecnologia. O computador é uma máquina, usada como ferramenta, de uma utilidade inigualável como participante da rapidez e perfeição na preparação de atividades pedagógicas hoje, complementada pela Internete.
    Tudo se tornou mais fácil com a chegada do computador na escola. As atividades que antes eram feitas à mão, rodadas em mimiógrafos, já não é comum; os registros de eventos fotografados por máquinas digitais podem ser editados, postados ou transformados em slides istantaneamente, como podem ser também editados e documentados em pastas no computador para uso em outras atividades, sem deixar de incluir o uso de projeção de imagens copiadas da Internet ou editadas pelo próprio criador das atividades.
    Estamos no segundo ano de uso de nosso Laboratório de Informática e já é muito visível a mudança de comportamento de toda a equipe pedagógica, tanto na preparação de atividades, como no uso dessa demanda na vida dos educandos em pesquisas para a realização de suas tarefas e até mesmo na preparação de atividades para apresentação em alguns casos.
    Percebe-se a utilidade e a valia desse instrumento no desenvolvimento da equipe pedagógica e também no crescimento do educando. Defendemos a ampliação desta ação nas escolas, pois só tem a acrescentar.
Hoje podemos dizer que já temos uma escola em processo de mudança, no que se diz a respeito da tecnologia digital, apesar de se ter ainda poucos recursos para esse fim. Nos eventos já se nota, uma grande transformação, o projetor de imagens já é uma realidade para o enriquecimento das palestras . 

    E assim tudo vai se transformando, mesmo que com passos lentos, para a melhoria da educação. O computador é sim, uma máquina de transformação útil e atualizada, portanto, não deve faltar a manutenção dos que já existem e se pensar numa breve ampliação dos Laboratórios de Informática nas escolas, precisa ser uma preocupação do MEC, para o atendimento de maior clientela.

BLOG

IMPRESSÕES SOBRE O BLOGS

    Blog é um instrumento oferecido pela Internete, onde as pessoas podem editar suas postagens como contribuição profissional, mostrando suas experiências a outros que tenham interesse comum ou pelo conteúdo do seu blog, podendo deixar livre para postagem de comentários pelos visitantes ou não.
    Ainda o usuário poderá usufruir das vantagens do blog, apenas como diário, postando coisas que lhe interssa, como textos, vídeos, slides, fotografias e listas de seus blogs favoritos.
    O Blog é de fácil criação pelo usuário, além de ser gratuito, fazendo com que os usuários da Internete, tenham facilidade de ter o seu como se fosse um caderno, digital, diário com a vantagem de poder postar e deletar suas postagens quando quiser. Esta estrutura permite ao usuário a atualização rápida de suas postagens que ficam editadas por ordem cronológica aparecendo de forma inversa. O manuseio do blog acontece por meio das experiências que o blogueiro vai adquirindo e conforme a política oferecida pelo Blog.