sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Tecnologia na Educação

O Avanço Tecnológico

    A ciência tem se multiplicado e a tecnologia não para de crescer. Percebe-se inovações a cada ano. No mundo inteiro surge novidades no campo tecnológico.
No campo das ciências, os sonhos não terminam com uma descoberta,ao contrário disto, inicia-se novas pesquisas para se aplicar as novidades em benefício da sociedade humana e para resolver problemas que esta descoberta porventura pode provocar com o seu acúmulo de tecnologia, como podemos observar nos congestionamentos nas redes de Telecomunicações e de Internet.
    A evolução tecnológica era lenta, exigia muito estudo, luta e persistência no sonho para torná-lo realidade, talvez em um futuro muito distante, às vezes como benefício apenas para próximas gerações. Tão Somente a persistência e a luta pela a busca do desenvolvimento tecnológico é que pode transformá-lo em uma máquina extraordinária como a invenção de Santos Dumont.
Dumont trouxe à humanidade a invenção de uma máquina que faz com que homem voe, viajando pelo planeta com rapidez. Isso é extraordinário!
    Invenções dessa grandeza, compara-se hoje com o mundo digital. Atualmente se viaja pelo planeta sem sair da frente do computador, para isso basta acessar a Internet. Não muito distante daqui não tínhamos familiaridade com o mundo digital, nem mesmo com os celulares, hoje objeto comum entre os cidadãos de todas as classes. Ainda podemos comentar a respeito do mundo das comunicações seja por telefonia ou Internet que abrange locais subdesenvolvidos, e porque não citar o sistema de transmissão de redes de Televisão por HD, que acontece de modo acelerado, alcançando as regiões do País.
    Essa rapidez muitas vezes traz preocupações, pois implica em gastos com a tecnologia para trocas e adaptações de aparelhos eletrônicos. Uma tecnologia chama a outra, a assim por diante. Desse modo as pesquisas não param e a ciência se multiplica a cada vez mais.
    Esse avanço alcança o bolso do consumidor, instiga à busca do conhecimento, exclui quem fica de fora atingindo a todos. Pagamos preço!
Quando se trata do profissional em educação, dos quais faço parte,nos traz preocupação estar fora do mundo digital, por isso me incluo na responsabilidade de adquirir conhecimento mais aprofundado a respeito do mundo digital e virtual, até porque temos sido atingidos pela necessidade de uso e repasse deste conhecimento.
    Atualmente a Internet tem sido uma necessidade quase que diária para o acesso à notícias, e-mails, pesquisas, etc. Com isso o computador passa fazer parte indispensável como material de apoio nos planejamentos das atividades da sala de aula.
    Percebe-se, que o que ainda falta da nossa parte, é conseguirmos administrarmos o nosso pouco tempo de planejamento com as nossas necessidades e as poucas máquinas que temos disponíveis para o uso da clientela escolar, seja educando ou educadores, mas não excluímos os benefícios que essa máquina já nos proporciona, mesmo com todas estas dificuldades.
    O benefício desta máquina, em minha vida profissional, já é algo real e de grande valia.
Arlete Pereira da silva

Do Sonho aos Ares!