quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Quem sou como professor e aprendiz

Arlete Pereira da Silva

    Uma aprendiz em busca de novos conhecimentos!
O professor é um mediador do ensino aprendizagem. Um sujeito da aprendizagem continuamente. Sinto-me, assim, visando à necessidade de aprimorar meus conhecimentos, especialmente nas áreas de atuação e de educação tecnológica. Faço o que posso para interagir com os meus alunos.
    O educador tem a tarefa de ser um contínuo renovador de seus conhecimentos, buscando interagir com volume de informações tecnológicas despejadas no mundo a cada instante. Informações que a escola teria a obrigação de organizar e tornar acessível aos alunos por meio de seus mediadores.
    O MEC tem oportunizado crescimento na área do conhecimento digital, por meio de cursos na área de Educação Tecnológica, porém ainda é só um começo. Não basta graduar-se em uma área do conhecimento. É preciso acompanhar o desenvolvimento do mundo digital, porque assim, é que educadores e educandos sentir-se-ão integrados numa educação em que a sociedade precisa encontrar nas escolas, e que ainda está distante da realidade. Faltam recursos, transformação dos currículos, do modo visualizar, e repassar os conhecimentos. É preciso que as escolas sejam meios facilitadores para o uso do conhecimento.
    Como mediadora, a minha preocupação cresce diariamente, pois tamanha é a responsabilidade. Busco, assim conviver com os desafios do meu trabalho. Não é fácil vencê-los, porém são enriquecedores para a aprendizagem.
Usar tecnologia é indispensável para se desempenhar um trabalho com êxito, frente aos desafios que nos deparamos, além de enriquecer o trabalho, ela é prática e rápida no alcance das extremidades do Planeta. Porém, sua adaptação adequadamente nos ambientes escolares, ainda é deficiente.
    Enquanto profissional, sou uma usuária iniciante da tecnologia como instrumento de trabalho, como aluna, sou uma aprendiz da tecnologia, em busca de aperfeiçoamento, para que, por meio de seus recursos, aperfeiçoe minha prática pedagógica.

Nenhum comentário: