sábado, 21 de novembro de 2009

Recursos e Objetos do Portal do professor

  • Arte - harpa:           

Este é um recurso que pode ser usado na fase inicial do Ensino Fundamental, para trabalhar aspectos morfológicos.

·        Análise do poema de Manuel Bandeira; formação do futuro do subjuntivo [Nossa língua portuguesa]


Sugestivo para trabalhar no ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens;
Objetivo: Esclarecer dúvidas de língua portuguesa sobre o uso de onde/aonde e futuro do subjuntivo.

  • Parlenda: A velha a fiar

É próprio para ser trabalhado no Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise lingüística: modos de organização dos discursos; Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos. Pode se cria diversas atividades. Depende do objetivo.

·        Animais

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/21676/animais2.htm

Sugestivo para o Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente

Objetivo: Avaliar a capacidade do aluno em conhecer as características de cada vertebrado.

 

·        República Velha

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=890

Muito bom para trabalhar em:

Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares; Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções; Ensino Médio | Geografia | Formação territorial brasileira Ensino Médio | História | Processo histórico.
Objetivo: Apresentar os principais acontecimentos do Brasil na época da República Velha .

·        Quebra-cabeça do Brasil

 

Interessante para trabalhar os estados da Federação Brasileira no Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares; Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem.
Objetivo: Fazer com que o aluno conheça o mapa do Brasil e aprenda a localização de cada estado e suas capitais
Descrição: Este mapa do Brasil interativo traz a localização dos estados brasileiros de forma desordenada no mapa. O aluno deve colocar cada estado em sua devida posição.

·        O belo [Arte & matemática]


Interessante para trabalhar no Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma; Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma.
     Objetivo: Mostrar o relacionamento entre arte e matemática.

 Descrição: Episódio do programa Arte & matemática, da TV Escola.          Apresenta o relacionamento entre arte e matemática, através da observação dos trabalhos desenvolvidos na Grécia antiga.

 

·        Direitos e deveres

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1000

 

História | Cidadania e cultura contemporânea; Língua Portuguesa | Análise    lingüística; Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise lingüística: variação lingüística: modalidades, variedades, registros. Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos lingüísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais; Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania.

Objetivo: Refletir sobre a questão da indisciplina na sala de aula e na escola. Comentar sobre os principais direitos e deveres das crianças. Apresentar a importância do aprendizado da língua espanhola. Ensinar o uso correto dos "porquês"
Descrição: Episódio do Programa Escola Brasil que fala sobre a   indisciplina na sala de aula e na escola. Fala também sobre os direitos da criança, como o direito ao registro de nascimento. Informa sobre a implantação do ensino da língua espanhola no Ensino Médio. Apresenta uma explicação sobre o uso dos "porquês”.

·        Cidadania em construção [Esporte na escola]


Sugestões para trabalhar no: Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos; Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos.
Objetivo: Mostrar a importância que o esporte tem para desenvolver a cidadania e a interação entre as pessoas
Descrição: Programa da série Esporte na Escola que aborda os deveres e  direitos garantidos pela Constituição Federal do Brasil, dentre estes, o direito ao esporte, pois a prática esportiva é uma questão de cidadania. Informa os benefícios que o esporte traz às crianças, como: noção de coletividade, aceitar e conviver com as diferenças, além de participar em comunidade. Entrevista com o atleta de vôlei Paulão que discorre sobre a importância do esporte para o desenvolvimento humano. É apresentada uma atividade para crianças que desenvolve o domínio do corpo, lateralidade e tempo de reação, além de trabalhar a questão de cidadania.
 
  • Família:

     Este recurso é bastante interessante para professores  de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental das Fases Inicial e Final pra trabalhar a grafia e leitura de palavras o fonema: //l// [].

·        Terra de gigantes

 

Descrição: O vídeo apresenta a história de seis anões de Itabaianinha, cidade no interior do Sergipe, que possui o maior número de casos de nanismo no mundo.
Autor: Teixeira, Ana Paula de Oliveir.
Estrutura curricular: Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura
Objetivo: Levar os alunos a refletirem sobre as diferenças individuais, quebrando preconceitos de maneira que passem a aceitar as pessoas com necessidades especiais, conscientizando-se de que estas também podem viver normalmente.

·        Grafia; concordância; acentuação; embaixo - em baixo [Nossa língua portuguesa]

 
Descrição: Episódio do programa Nossa língua portuguesa, da TV Escola. Explica a diferença de "a fim" e "afim", os modos verbais no indicativo e no subjuntivo e o uso da palavra embaixo. Apresenta entrevista com o professor e linguista Evanildo Bechara, que comenta o seu livro "Ensino da gramática: opressão? liberdade?", levantando questões acerca do funcionamento da língua portuguesa e suas variações nas formas oral e escrita, também discute problemas de ortografia.
 
Autor: Brasil. Ministério da Educação (MEC)
Estrutura curricular: Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise lingüística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio | Língua Portuguesa Recursos lingüísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais.
Objetivo: Explicar dúvidas frequentes de português, os modos verbais no indicativo e no subjuntivo e discutir o funcionamento da língua portuguesa em termos gramaticais.

  • Mudanças Ambientais Globais
 
Descrição: Além de vídeos e animações, são utilizados recursos avançados de interatividade para que o usuário entenda, de forma participativa e intuitiva, que fatores estão envolvidos nas mudanças e no comportamento do meio ambiente. Este recurso, desenvolvido por meio do Programa AEB Escola, apresenta um estudo sobre as mudanças ambientais globais, destacando os indícios de que o clima está mudando, além de apresentar uma previsão do aumento da temperatura da terra e as conseqüências desse aumento.
Objetivo: Sensibilizar professores e alunos sobre os impactos do aquecimento global nas atividades humanas e ecossistema e que medidas são necessárias para diminuir esses efeitos
Autores: Agência Espacial Brasileira (AEB) - Programa AEB Escola
Agência Espacial Brasileira (AEB). Programa AEB Escola
Cardoso, Manoel [...]

 

·        Chiclete

 
Descrição: Episódio do programa Orto e Grafia, apresentado pela TV Escola que, por meio do teatro de bonecos, ensina a grafia correta de algumas palavras grafadas com -x e com – ch.
Estrutura curricular: Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise lingüística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia.
Objetivo: Ensinar a ortografia de palavras com -x e -ch, de forma dinâmica e divertida.
Autor: Brasil. Ministério da Educação (MEC)

·        Língua

Descrição: Episódio do Programa Além Mar que fala sobre as peculiaridades da língua portuguesa falada em diversas regiões da África, Índia e em Portugal. Além disso, cita a obra de "Os lusíadas" e conta a história da língua, literatura e cultura lusofônica.
Estrutura curricular: Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise lingüística: variação lingüística: modalidades, variedades, registros.
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens.
Objetivo: Apresentar as variações culturais e linguísticas dos povos de língua portuguesa
Autor: Brasil. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação a Distância
(SEEDhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=812

  • Série Formação do Leitor: Parte 1 [Categorias Literárias]
 
Descrição: Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa - BibVirt, descreve o processo de leitura. Narra o conto "A Primavera da Lagarta", de Ruth Rocha. Discorre sobre as características necessárias para o entendimento de um texto.
Estrutura curricular: Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura. Objetivo
Apresentar o fenômeno da assimilação de conteúdo. Descrever o processo de leitura.
Autores: Camargo, Ana Paula Leite de.
Santos, Isabel Pereira dos.


·        Exposição da independência

 
Descrição: Essa simulação aborda alguns fatos históricos através de imagens. O usuário necessita apenas escolher um personagem e usar as setas do teclado.
 
Estrutura curricular: Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções.
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal.
Objetivo: Fazer com que os alunos entendam sobre acontecimentos históricos, contados através de imagens.
Autor: Plenarinho.

·        A divisão e suas interpretações [Matemática na vida]

 
Descrição: Episódio do programa Matemática na vida, da TV Escola. Apresenta a operação matemática da divisão e a diferença entre razão e proporção. Estrutura curricular: Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações
Objetivo: Apresentar a operação matemática da divisão e a diferença entre razão e proporção
Autor: Brasil. Ministério da Educação (MEC)

Nenhum comentário: