sábado, 21 de novembro de 2009

Mídias na Educação

O Uso de Mídias na Educação
Como os estudos nos mostram, a integração das mídias na educação, não é tão simples assim, e por causa de sua complexidade exige uma atenção mais voltada a respeito das novas formas de ensinar, aprender, assim como interagir com o conhecimento e com o mundo.
            Isso exige a descoberta de como incorporá-la no contexto escolar, de modo adequado e funcional. Requer uma adaptação para o uso-benefício tanto do educador quanto dos educandos. Segundo Prado (2005), para que haja a integração é necessário conhecer as especificidades dos recursos midiáticos, com vista a incorporá‐los nos objetivos didáticos do professor, de maneira que possa enriquecer com novos significados as situações de aprendizagem vivenciadas pelos alunos. O professor precisa saber como usar pedagogicamente as mídias, saber o quê, como, o porquê e quando usar tais recursos nos processos de ensino e aprendizagem. Isto significa que o uso das mídias encontra‐se pautado em princípios educacionais.
            Cabe aqui destacar três principais aspectos que são importantes e mais urgentes para a integração das mídias na escola.
·         Adequação do ambiente escolar às novas tecnologias e mídias;
·         Preparação dos educadores  para o uso adequado desses recursos e;
·         Adequação das teorias e conceitos adquiridos nos cursos de preparação à prática pedagógica.
             Nesse sentido, faz-se necessário, ainda muitas mudanças. O que não quer dizer que ainda, não foi dado o passo inicial.  Atualmente, os projetos  de formação do MEC, já são realidades, porém, é preciso muito mais, no sentido de abranger o todo com as formações continuadas, como também preparar os profissionais desde a graduação para esse fim. A equipação mais completa dos centros educacionais com recursos que proporcionem o funcionamento adequado, para que se alcance metas e propostas com abrangência total da clientela escolar (ampliação dos recursos tecnológicos). E o aprimoramento desses conhecimentos conectados à prática, acredito que o mais importante deles.
            Diante dessas considerações, a importância da atuação do professor e as competências relacionadas à mobilização dos recursos de mídias, tanto quanto, o emprego desses recursos devem estar pautados em estudos relacionados à educação que orientem e que permitam a identificação de que tipos de atividades se pode adequar ao uso das mídias e tecnologias, permitindo resultados positivos

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