sábado, 21 de novembro de 2009

O MITO DA TELINHA OU PARADOXO DO FASCÍNIO DA EDUCAÇÃO MEDIADA PELO COMPUTADOR
Arlete pereira da Silva
[...] apesar de todo esforço na aquisição de equipamentos e programas educativos e apesar de todas as contribuições que o computador possa trazer ao trabalho pedagógico e ao desenvolvimento do aluno, muito mais precisa ser feito para que resultados significativos sejam alcançados [...]. (HASSE, 1999, p. 138)

Como o próprio texto, nos mostra a integração das mídias na educação, não é tão simples assim, e por causa de sua complexidade exige uma atenção mais voltada a respeito das novas formas de ensinar, aprender, assim como interagir com o conhecimento e com o mundo.
 Isso exige a descoberta de como incorporá-las no contexto escolar, de modo adequado e funcional. Requer uma adaptação para o uso-benefício tanto do educador quanto dos educando.
Cabe aqui destacar três principais aspectos que são importantes e mais urgentes para a integração das mídias na escola.
·        Adequação do ambiente escolar às novas tecnologias e mídias;
·        Preparação dos educadores para o uso adequado desses recursos e;
·        Adequação das teorias e conceitos adquiridos nos cursos de preparação à prática pedagógica
         Diante dessas considerações, a importância da atuação do professor e as competências relacionadas à mobilização dos recursos de mídias, tanto quanto o emprego desses recursos, precisam estar pautados em estudos relacionados à educação, que orientem e que  permitam, a identificação de que tipos de atividades se pode adequar ao uso das mídias e tecnologias, permitindo resultados positivos.

Nenhum comentário: